Novalja (pronúncia: Novália ou Novalja mesmo) é uma cidade croata que fica localizada na Ilha de Pag. Essa ilha é bastante citada pelos europeus quando o assunto é Croácia + festas. A principal praia de Novalja é a praia de Zrće (pronúncia: juro que não sei até hoje).

Quando estava preparando meu roteiro de viagens, quase não encontrei informações sobre essa cidade no google. Li em um fórum de viagens, o relato de uma menina contando que tinha amado a cidade e resolvemos ir de última hora.

Ao chegar conhecemos um rapaz e ele nos disse: “Do you know Ibiza?”. A gente respondeu que sim e ele falou a frase que marcou essa viagem: “Ibiza is a piece of cake… If you want to party, Novalja is the best city in Europe. Welcome!”. E realmente… CIDADE SEEEENSACIONAL!

nov12

Como chegar em Novalja:

Como disse no post anterior, estávamos em Hvar, pegamos um barco de volta para Split e, assim que chegamos, alugamos um carro em uma das lojas, localizada ao lado do porto mesmo. Nós íamos de ônibus, mas o valor total das passagens de ida e volta que eu e mais 2 amigos pagaríamos, seria maior que o valor do aluguel do carro. Gastamos menos e ainda tivemos o conforto de ter um carro.

novaljasplit

Como é possível ver no mapa acima (Fonte: Google Maps), o trajeto total (Hvar>Novalja) é de 4 horas pegando uma balsa em Hvar com destino a Split. Entre Split e Novalja, são 216 km, um trajeto de 2h30 de carro.

Para alugar o carro foi supertranquilo! O cara só pediu a carteira de motorista do Brasil e assinei um contrato. Sempre tem uma taxa a mais do seguro que não é obrigatória. Nós não pagamos e, Graças a Deus, deu tudo certo na viagem!

Negociamos com o cara e o GPS veio no pacote sem taxas extras, sendo assim, não tivemos tanta dificuldade para chegar até a cidade (vale ressaltar que as estradas são boas). Apesar de ser uma ilha, no trajeto de Split>Novalja, chegamos só de carro (não precisou pegar uma balsa nem nada). Nem sei como, mas imagino que tenha uma ponte que dá acesso à ilha hahaha.

Novalja - Carro

Durante o caminho não tem muita coisa. A gente realmente não sabia se estava indo para o lugar certo, só fomos seguindo o GPS. Era bem deserto e só passamos por um “pedágio”. Pagamos alguns euros e o cara deu um ticket que era para guardar. Depois passamos por outro guichê desse na estrada e não precisamos pagar de novo, mas ele pediu pelo ticket. Não sei como funciona o processo e nem se era um pedágio mesmo, mas guarde o ticket!

ATENÇÃO: A polícia nos parou no caminho (no meio do nada). Eles não falavam inglês e só perguntaram “drugs?”. Eu já estava em choque, morrendo de medo e respondi “No, thanks” hahahaha. O cara não levou a piada na boa, pediu pra gente sair do carro e revistou tudo. Pediu até para abrir o porta-malas, mas não fuçou nossas malas. Só que eles reviraram – de verdade – o carro todo. É importante ficar atento nessas situações, já que não tem como saber o real objetivo desses caras. Poderiam ser corruptos e só queriam o dinheiro de turistas perdidos. Essas coisas não acontecem só no Brasil não! Já ouvi muita história bizarra. Enfim… dessa vez, deu tudo certo!

Acomodação

A gente não tinha hostel nem nada planejado! Só pegamos o carro e fomos. Chegando lá começamos a rodar a cidade que é bem praiana e fofa. A infraestrutura da cidade é simples – já que não é tão famosa – mas não decepcionou.

Vimos um ponto de vendas de ingressos para um festival e paramos lá. O cara que vendia ingressos nos disse que o festival duraria toda a semana e que, naquela noite, a atração musical era Snoop Dogg. WHATTTT? Não pensamos duas vezes e compramos antes mesmo de encontrar acomodação.

Esse mesmo cara indicou um hostel chamado Party Traveller Hostel que era muito barato e ali no centro, mas não tinha wifi. Pagamos 12 euros cada um e o hostel mais parecia uma casa. Tinha só 3 quartos e uma mocinha morava lá. Não tinha café da manhã, mas a cozinha era livre. Fizemos umas comprinhas no supermercado perto e mal gastamos com comida!

Eu percebi que não existem muitos hostels própriamente ditos por lá. A maioria das pessoas fechava um grupo de amigos e alugava casa de locais ou os hostels eram casas normais que colocaram uma recepção e chamaram de hostel.

Novalja - Hostel

O hostel não oferecia nada demais e não era tão agitado assim. Mas foi barato, a galera que ficava lá cuidando era bem gente boa e tinha estacionamento para o carro!

Atrações turísticas

Atrações turísticas, confesso que não vi, não procurei saber e bom… as praias por si só e as paisagens do trajeto até lá, já podem ser consideradas como atrações – e tudo free 🙂 – !!!

Esses festivais de verão são o que chamam os turistas e as atrações musicais são muitas. O valor do festival que fui (que durava 1 semana) era bem menor do que a entrada para uma única noite nas festas de Ibiza ou Hvar, por exemplo.

Festas

O forte de Novalja definitivamente são as festas! As baladas ficam concentradas na Zrće Beach. Para chegar até a Zrće beach é só pegar um ônibus no centro, bem em frente à praia. Não é difícil encontrar, pois você não será o único procurando por esse destino. Provavelmente, haverá uma fila de jovens esperando os ônibus. Eles passam de 10 em 10, 15 em 15 minutos… é bem rápido e são gratuitos!

Ao chegar na praia: não é a água mais cristalina e a paisagem mais linda que vi, mas lá estão localizadas as baladas com as maiores infraestruturas, com toda certeza.

Parece um acumulado de beach clubs, todos localizados um ao lado do outro, com piscinas internas e palcos para os DJs. Durante a tarde, a gente não precisou pagar para entrar em alguns! Não podia entrar com garrafa de bebida, mas colocamos nossas bebidas em garrafinhas de água e deixaram passar. Já durante a noite, ocorre o festival e é preciso ter a entrada individual ou a pulseira para a semana para assistir os shows.

Imagina um role muito top! É sem igual. Tem até bungee jump na praia e as pessoas faziam fila para pular. Você pula e fica suspenso passando por cima da galera que está nas festas.

Praia de Zrće

Ficamos 4 dias lá quase não vimos brasileiros. Se conhecemos 5, foi muito! Diferentes de outros destinos que por onde você passa, escuta um português na rua. Isso porque essa cidade está se tornando famosa aos poucos na Europa. Nos últimos anos, muitos investidores e empresas de evento abraçaram a ideia de transformar Novalja na Ibiza Croata e, por isso, ela se tornou o principal destino de muitos jovens Europeus. Coloquei algumas fotos só para dar uma ideia:

Não tenho outras dicas úteis sobre a cidade. A maior delas é: vai!

Novalja entra na lista que coloquei IOS, Grécia: cidades turísticas menos batidas. Não tem toda a fama de Mykonos ou Ibiza, por exemplo, mas juro que está no mesmo nível quando o assunto é festa! Como falei no post sobre IOS, eu amei ainda mais a cidade justamente por não ser tão conhecida. Tem um custo benefício muito bom, não é tão modinha mas o potencial lá é gigante. Recomendo muito.

ps. muito importante: perceba que fui para Novalja durante a alta temporada do verão, Julho. Encontrei um amigo que disse que foi 1 semana depois de acabar os festivais, etc. e a cidade estava bem parada. Portanto, pesquisar sobre a época que você visitar a cidade é essencial.


Se você gostou do post, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso. Para não perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram ou se inscreva no canal.

Atalho para Novalja
Ferry saindo de Hvar até Split (comprar com antecedência ou online pelo site da Jadrolinija)
Alugamos um carro de Split até Novalja porque era mais barato do que o bus de ida e volta para 3 pessoas
Party Traveller Hostel
A diária dos quartos com 2 beliches era 12 euros
Não tinha wifi no hostel em 2013
Pagamento sempre em dinheiro (kunas)
Pegue um bus do centro até a Zrće beach (gratuitos)
Vai para a Zrće beach e seja feliz! Todas as baladas estão lá

No facebook

comentários