Já pensou em ter uma experiência única durante uma viagem através de troca de experiências com pessoas locais e, de quebra, não precisar pagar pela acomodação? É possível! 🙂

Nesse último final de semana, fomos nos despedir de uma amiga que vai passar uns meses no exterior. O objetivo dela é bem parecido com o que tivemos em 2013 e 2014 quando fizemos intercâmbio: conhecer o maior número de lugares possíveis dentro do orçamento.

Para atingir esse objetivo, o maior segredo é: pesquisar muito! Apesar de eu sempre citar que alguns destinos eu fui de última hora sem roteiro nem nada, sempre rola um mini planejamento antes de sair de casa, óbvio! Planejar o roteiro com os destinos mais próximos, as passagens de aviões mais baratas, os meios de transporte que compensam mais, hostels em conta, etc.

A cada viagem, já com certa experiência, descobrimos alguns aplicativos que nos ajudaram muito nessa fase pré-viagem. Durante a conversa com essa amiga, percebemos que nem todo mundo conhece esses aplicativos ou, já até ouviu falar, mas não sabe o quanto eles podem realmente facilitar e ajudar com as viagens.

Esse print abaixo é do meu iPad e não tem todos os apps que eu cito no post. Você já vai entender o porquê!

IMG_4724

É bom lembrar que você não precisa necessariamente baixar os apps. É só entrar nos sites das empresas, pois o serviço oferecido é o mesmo. Mas a facilidade/praticidade dos apps é o diferencial.

Segue a lista dos top5 apps de viagens:

1- Skyscanner

Eu já fiz um post sobre o Skyscanner (clique aqui). Através dele você consegue comparar os preços de passagens, mesmo que não tenha um destino. Para realizar uma busca, você coloca “De: a cidade em que você está”, e “Para: qualquer lugar do mundo”. Não precisa definir o destino, o dia nem nada (o que é ótimo para quem não tem preferências, só quer ir para algum lugar, algum dia). O app indica as alternativas mais baratas do dia e ainda compara os valores das passagens entre diferentes cias áreas.

2- Hostelworld

O aplicativo do Hostelworld é sensacional. Você indica a cidade, as datas de hospedagem, número de pessoas e ele disponibiliza uma lista de possíveis hostels. O site também faz isso, mas acho tudo no aplicativo para celular ou tablet mais intuitivo! E o que eu mais gosto: você consegue ver o mapa da cidade e a localização de todos os hostels com os valores da diária de cada um.

IMG_4727

Exemplo: Vou para o Rio de Janeiro, quero ficar perto da praia (já vê no mapa onde está a praia que você quer) e vejo as opções com os valores e a porcentagem de avaliação de outros hóspedes. Dá para comparar rapidão, é ótimo!

3- Booking



Booking.com

O Booking é bem parecido com o Hostelworld, mas também inclui hoteis e pousadas. Normalmente, quando vou buscar uma hospedagem, faço a pesquisa usando os 2 aplicativos.

Nem sempre ficar em hostel vale a pena. Eu, por exemplo, fiquei em um hotel 4 estrelas no Rio de Janeiro e saiu muito mais em conta do que um quarto compartilhado de hostel. Foi um achado, usando esses aplicativos.

4- Blablacar

IMG_4723

Você já ouviu falar de blablacar? Eu nunca tinha escutado essa palavra até o dia em que eu me mudei para a Espanha. Na Europa, TODO mundo usa esse app. Existe blablacar em Portugal, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Itália e Polônia.

É uma plataforma que permite que o usuário publique sua carona: “Vou de Cannes, França para Florença, Itália e tenho 2 vagas no carro, 10 euros” e assim, outros usuários que tem o mesmo destino, mas não tem como se locomover até lá, buscam caronas online.

Através do app, você conhece pessoas novas, paga um precinho de banana na viagem – as pessoas só querem alguém para dividir a gasolina ou apenas cobram um valor simbólico – e viaja com conforto. Eu usei muuuito isso e recomendo.

O blablacar nos enviou um e-mail marketing esses dias, afirmando que as pessoas que usam essa plataforma de caronas, economizam até 75% nas viagens. Achei maravilhoso!

ps. Você só consegue baixar esse aplicativo se estiver na Europa ou se mudar sua conta brasileira da apple. Se quiser dar uma conferida, você consegue se inscrever no site também 🙂

UPDATE: blablacar chegou no Brasil!! Leia mais sobre esse app aqui!

5- Couchsurfing

csurfing

O Couchsurfing é a mesma pegada do blablacar, mas ao invés de carona com desconhecidos, você dorme na casa do desconhecido (num sofá ou quarto extra) e não paga nada por isso.

E aí você pergunta: geeeente, que coragem! Isso aí não é periogoso?

Realmente, para nós, que vivemos nesse Brasilzão e essas práticas não são tão utilizadas, pode parecer meio perigoso e doido. Mas toda pessoas que oferecem carona ou um sofá têm um perfil e recomendações de outras pessoas: características pessoais, como foram tratados e até como a pessoa dirige, no caso do blablacar.

Perdi as contas de quantas vezes usei o blablacar e o couchsurfing e apenas adorei… economizei uma grana com hospedagem e transporte. Com toda certeza conheci mais lugares graças à esses 2 aplicativos em especial, sem tirar o mérito dos outros três.

Além disso, através dessa experiência única pude ver que, no mundo, ainda existem pessoas que ajudam sem pedir nada em troca, mesmo sem te conhecer… só por fazer o bem. Mais do que os lugares, valeu muito a pena, conhecer essas pessoas inspiradoras. 😉


Bom, é isso galera! Aqui citei apenas os apps bem por cima. Pensamos que seria legal gravar um mini tutorial apresentando de forma rápida e objetiva cada aplicativo, como usar, tirar algumas dúvidas, etc.

Se gostou do post, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso. Para não perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram e se inscreve no canal.

No facebook

comentários