Andalu: Roteiro pelo Sul da Espanha

Galera, compartilho um roteiro bem legal que fiz com 4 amigos durante a Semana Santa na Espanha. Alugamos um carro em Granada e viajamos durante 7 dias ( (de 22 a 29 de Março em 2013).

Ahhh Andaluzia!!! A melhor região da Espanha, na minha humilde opinião e de muitos artigos que li, como esse. Já ouviu falar de lá?

É a segunda maior comunidade autônoma na Espanha e a mais populosa. Localizada no Sul, dá de cara com o continente africano e se divide em 8 províncias: Almeria, Cádis, Córdoba, Granada, Huelva, Jaén, Málaga, Sevilha. Lembrando que a cidade de Sevilha é a capital de toda Andaluzia.

O roteiro

Saímos de Granada, seguimos para Córdoba > Sevilha > Cádiz > Tarifa > Gibraltar > Marbella > Málaga e voltamos para Granada.

Adicionei no mapa abaixo Nerja também, cidade que eu visitei em outra ocasião. Ela fica tão perto de Málaga que, se você tiver tempo, pode continuar a viagem, pois a cidade é muito bonita. Resumindo, nesse roteiro, não passamos apenas por Huelva, Jaén e Almeria:

andalu

Perguntas:

  1. Vale a pena fazer esse roteiro? Siiiim! Muito. Cada cidade que passei tem sua peculiaridade, história (obviamente, estamos falando de Europa), mas acima de tudo, os lugares são maravilhosos. 
  2. Vale a pena ir durante o frio? Vocês vão perceber pelas fotos dos próximos posts que, durante a Semana Santa de 2013, o clima não era dos mais calorosos. Visitamos muitas praias e não conseguimos nadar, usar shorts, chinelo, etc. já que as temperaturas estavam baixíssimas. Além disso, nossos passeios foram muito restritos em Córdoba por causa da chuva, não dava para ficar ao ar livre. Mesmo assim, eu aproveitei muito os passeios e foi uma pena não poder entrar no mar, mas não estragou a viagem. Decidimos fazer esse roteiro na época, por questão de oportunidade. Era 1 semana off da faculdade e as cidades ficam pertinho de onde morávamos. Durante o verão (Julho de 2013), eu segui esse roteiro aqui e acredito que acertei nas escolhas 😉 .

Dicas básicas e curiosidades

Aluguel do carro

Para alugar o carro, eu não precisei de uma carteira de motorista internacional: a CNH foi suficiente. É possível cadastrar mais de um motorista no sistema da locadora e só essas pessoas podem dirigir o carro. Se a polícia te parar por algum motivo e outra pessoa estiver dirigindo, sem o cadastro, pode ser um problema. Meu amigo da Itália se cadastrou também e, por ser europeu, não precisou nem apresentar a carteira de motorista italiana original. Só um xerox já valeu!

O valor do aluguel do carro varia de acordo com a idade do condutor. Quem tem mais de 24 anos, paga menos, ou alguma regra desse tipo. Se você tem menos de 21, algumas nem alugam. Depende da empresa, por isso, é importante pesquisar com antecedência.

Não me recordo o valor exato que paguei, porém estava dando uma olhada nesse site e o aluguel de um carro comum varia entre 8 euros e 18 euros por dia. Claro que tem os carros tops e vai de cada um avaliar o orçamento e o modelo que necessita. É importante considerar gastos extras como o seguro do carro, GPS e gasolina, por exemplo, já que você deverá devolver o carro com o tanque cheio ou pagar um valor pré-determinado pela empresa.

Vai que ajuda: para os amantes do portunhol, alquiler significa aluguel e coche significa carro. Outra palavra que você vai escutar é “tarjeta de conducción/conductor”, nossa famosa CNH.

Cuidado

Sobre o carro: num belo dia, sem saber, meu amigo italiano parou o carro em uma vaga proibida. Quando voltamos para buscar, cadê nosso automóvel? Ficamos com cara de pastel e totalmente sem rumo. Ninguém sabia o que fazer, até que a viatura de polícia X passou e eu expliquei toda a situação. Eles nos deram as instruções do que deveríamos fazer e, no final das contas, encontramos o carro em um estacionamento de carros apreendidos no subsolo da cidade. Cuidado, porque nessa brincadeira tivemos que pagar 100 euros para liberação do carro e 245 euros de multa, a qual é destinada a pessoa que alugou o carro, ou seja, no nome da pessoa sortuda que escreve esse post haha.

Ao alugar o carro, tenha em mente que a diária do estacionamento pode ser uma despesa também e esses imprevistos acontecem. 😉

Hospedagem

Já decepciono todos, logo de cara, porque não lembro do nome dos hostels, nem tenho registros nos meus e-mails 🙁 … uma pena, pois todos eram muito bons e baratos. Porém, minha dica para o seu planejamento é: baixe os apps Hostelword, Wehostels, Booking, etc e compare os valores, veja no mapa a melhor localização e acima de tudo, leia as opiniões de outros hóspedes.

Nesse post sobre os apps que não podem faltar no cel de quem viaja, eu dei algumas dicas sobre esses aplicativos.

Os hostels que eu lembro: em Sevilla, ficamos no Oasis Backpackers’ Hostel, em Malaga no Malaga Beach and Center Backpackers (também me hospedei no Oasis Backpackers’ Hostel Malaga). Se eu lembrar de mais algum, eu coloco aqui.

A Semana Santa na Espanha

Aproveitando esse roteiro que ocorreu durante a Semana Santa, taí uma experiência que você não pode perder se estiver na Espanha. Eu nunca vi nada parecido com as procissões da Semana Santa espanhola e, na real, me pareceu algo um tanto quanto “sombrio”, se existir uma palavra para me expressar. O clima é de uma devoção pesada e penitências: diversos grupos vestem capuzes pontiagudos, alguns carregam nas costas estátuas de Jesus, que eram, aparentemente, bem pesadas ou carregam velas e cruzes nas mãos.

Tudo isso acontecendo nas ruas, durante um trajeto longo movido a passos lentos, ao som de tambores e o contexto todo dava até um arrepio. Eu achei tudo bem interessante, algo que eu nem imaginava que existia. Sei que a Semana Santa é celebrada em várias partes do mundo, mas na Espanha tudo é mais intenso 😉 .

semanasanta


Escreverei um post sobre cada cidade com as principais atrações turísticas e dicas específicas bem relevantes, além de algumas cagadas que cometemos durante a viagem e que você pode evitar (preju menor, com toda certeza). Entãããão, para aqueles que tiverem interesse: sigam nossa página no facebook, instagram ou façam o cadastro do e-mail no site para receber as atualizações. 😉

Gostou desse post? Compartilhe para que mais pessoas tenham acesso. Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal. Espero ter ajudado!

No facebook

comentários

By |2017-04-30T04:43:41+00:0010 maio, 2016|Tags: |

About the Author:

Camila Faria, 26, mackenzista formada em Administração de Empresas com pós graduação em Controladoria de Empresas pela FIA. Fez o primeiro intercâmbio aos 17 anos e criou o site em 2013, durante o ano em que fez faculdade na Europa. Para se dedicar ao Must Share Br, saiu do trabalho na área de finanças em São Paulo e hoje mora nos Estados Unidos. Acompanhem pelo instagram: @milafaria

Leave A Comment

Contato

Entre em contato conosco pelo email: contato@mustsharebr.com