Cozumel: tour de 1 dia pela ilha mexicana

Cozumel é a maior ilha do caribe mexicano e a terceira maior do país. Conta com uma infraestrutura boa, um aeroporto internacional e portos que recebem navios e balsas de cidades próximas.

Além de ser um destino muito procurado por mergulhadores, a ilha também é conhecida por beach clubs, hotéis all inclusive, praias paradisíacas (uma das praias mais lindas que vi na vida). E sabem a melhor parte? Está “próxima” de Cancun que é o destino mais comum e visitado pelos turistas brasileiros.

Sem contar que é  considerada uma das ilhas mais bonitas dessa região do México. Cozumel merece uma visita mesmo que seja uma viagem bate-volta ou até mais dias nos hotéis all inclusive da ilha, inclusive se você não tem interesse em mergulhar.

Muitas pessoas aproveitam a visita a Playa del Carmen para passar apenas um dia em Cozumel. Para aproveitar bem o dia, é só pegar o ferry no porto de Playa pela manhã ou na hora do almoço e depois voltar à noite.

Como chegar em Cozumel

Há 3 empresas de ferry que conectam Playa del Carmen e Cozumel: Ultramar, Mexico WaterJets e Barcos Caribe. Depois de muito pesquisar em diversos sites, a conclusão que tiramos foi que o serviço oferecido pelas empresas é parecido, então é mais fácil escolher apenas pelos horários disponíveis, principalmente porque a viagem é bem rápida (35-45 minutos).

O preço por trecho de cada companhia é MXN 163 pela Ultramar (bilhete ida e volta MXN 300), MXN 163 pela Mexico Waterjets (na internet MXN 146) e MXN 135 pela empresa Barcos Caribe. Os guichês das 3 empresas ficam no mesmo lugar e tem placas informando o horário da próxima saída.

Nós compramos o bilhete ida e volta pela empresa Mexico Waterjets e não foi necessário marcar o horário da volta. Só tínhamos que aparecer com o ticket no horário desejado e entrar em uma fila.

Os ferries saem do Terminal Maritima que fica no início da Quinta Avenida (rua muito conhecida em Playa del Carmen), ao lado do Señor Frogs e do Parque Fundadores.

tulum-passagem

Como chegar em Cozumel saindo de Cancun?

Se você estiver em Cancun, você terá que ir até Playa del Carmen e de lá pegar um ferry para Cozumel. Um táxi de Cancun até Playa custa uns MXN 600. Já os ônibus da empresa ADO ou colectivos (vans) até Playa del Carmen são as opções mais econômicas para quem viaja sozinho. Ambos saem do centro de Cancun (mais ou menos 25 minutos da zona hoteleira).

Qual é o mais indicado entre os dois? O ônibus é mais indicado para quem quer viaja mais confortável e tem malas. Eles vão até o terminal da ADO em Playa del Carmen, que fica bem próximo do terminal de ferries de Playa.

Os colectivos param na Calle 2 entre as avenidas 20 e 25 (um pouco mais longe do terminal de ferries, mas ainda sim muito próximo. +- 700 metros) e não há espaço para malas.

Também é possível pegar um voo para Cozumel de outras cidades mexicanas pelas empresas Aeroméxico, Interjet e Mayair. Do Brasil, também é possível chegar a Cozumel fazendo conexão em outros aeroportos do México ou Estados Unidos (voos da cia aérea Delta, por exemplo).

Como explorar a ilha de Cozumel

cozumel-ilha

Para explorar a ilha, a melhor opção é, com certeza, alugar um carro ou scooter. Além de ser mais confortável, também dá mais a liberdade para escolher os pontos turísticos de preferência, quanto tempo ficar em cada um e aproveitar para conhecer a ilha no seu próprio ritmo.

As estradas são asfaltadas (pelo menos a maior parte), relativamente bem sinalizadas e não encontramos problemas para dirigir lá. Não há posto de gasolina em outras partes da ilha (apenas no centro), então é melhor garantir que a gasolina seja suficiente para conhecer a ilha.

Aproximadamente 10 km da ilha não são asfaltados e o nosso seguro do carro não cobria essa parte da ilha, então cuidado com isso! Nos mapas oferecidos pelas empresas locadoras de carro, é informada a região que não é asfaltada.

Para alugar o carro (péssima condição, diga-se de passagem), pagamos MXN 650 (aproximadamente USD 40) pelo aluguel do carro por um dia, USD 8 de gasolina (deu para andar pela ilha e devolver o carro com o tanque acima do nível exigido pela empresa locadora) e USD 25 pelo seguro do carro. Na empresa que alugamos, tínhamos que devolver o carro às 18h no mesmo lugar que retiramos o carro.

Tem outras opções de transporte em Cozumel?

Se você quiser algo mais em conta, o aluguel da scooter custa entre USD 20-25. Também há a opção de fechar vários passeios saindo da ilha de Cozumel para fazer snorkel, mergulhos, passeios de barco e visita a outras praias mais distantes do centro etc. Nós tínhamos a intenção de conhecer a ilha por conta própria, por isso optamos alugar o carro e preferimos não fechar os pacotes.

Além disso, vimos na internet e outros blogs gringos de viagem que há uma locadora que oferece carros em boas condições com o seguro incluído no preço de USD 45. A locadora chama-se Rentadora Isis (localizado no centro de Cozumel) por esse preço é possível pegar um carro com ar condicionado e a quilometragem livre. Uma pena que não procurei saber antes da viagem… Caso queira ver mais detalhes, clique AQUI.

Praias de Cozumel

A praia mais linda que vimos lá e está no nosso top 10 de praias até agora visitadas: Playa San Martin. Ficamos umas 2 horas nessa praia de tão maravilhosa só aproveitando a vista… Eram vários tons de azul característico do Caribe e areia branca. Maravilhoso!

cozumel-praia

Outras praias de Cozumel são: Palancar, Corona e San Francisco (praias mais calmas, próximas do centro) e Punta Morena, Chen Rio e El Mirador (o mar é mais agitado, então é melhor conferir as bandeiras de alerta aos turistas sobre as condições do mar).

Lugares de interesse em Cozumel

Há vários restaurantes, lojas, bares em Cozumel no centrinho. Desde lugares bem conhecidos como Fat Tuesday (bar que tem filiais também em Playa del Carmen e Cancun) e Hard Rock até como os mais típicos mexicanos. Nós comemos tacos em um lugar bem simples, mas muito bom!! Pagamos barato e nem foi preciso procurar muito.

Vimos na estrada um beach clubs all inclusive como o Mr. Sancho’s (custa mais ou menos USD 55) e alguns parques aquáticos como Playa Mia Grand Beach and Water Park também (USD 30). Nós paramos em um deles para almoçar e parece uma experiência boa para quem quer ficar apenas curtindo a praia o dia todo, em vez de conhecer o resto da ilha.

Independente da quantidade de dias ou a forma que você escolha para curtir a ilha, a visita a Cozumel vale muito a pena (principalmente se você está em Cancun), não apenas pelas diversas paisagens diferentes, como também pelas áreas ideais para snorkel e mergulho.

Durante a viagem conhecemos muitas ilhas e é difícil citar alguma que não seja maravilhosa. Sem dúvidas, Cozumel está entre as nossas preferidas. Se você quiser saber mais sobre outras ilhas lindas dessa região do México, acompanhem os nossos posts.


Gostou do post? Compartilha aí para que mais pessoas tenham acesso 🙂 . Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal.

No facebook

comentários

By |2018-03-02T02:07:38+00:001 dezembro, 2016|Tags: , , , , |

About the Author:

Bruna Faria, 26, formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Fez o primeiro intercâmbio aos 17 anos no Texas e o segundo aos 19 no México. Enquanto fazia faculdade na Europa em 2013, teve a idea de criar o Must Share Br (lançado em 2015). Além de produzir conteúdo para o blog, trabalha em uma consultoria especializada em mercado financeiro e hoje mora na Cidade do México. Acompanhem pelo instagram: @brunapfaria

Leave A Comment

Contato

Entre em contato conosco pelo email: contato@mustsharebr.com