Quanto custa viajar para Ilha Grande?

Quanto custa viajar para Ilha Grande? No feriado escolhemos Ilha Grande como destino e passamos 4 dias lá. Fomos de carro até Angra dos Reis e depois pegamos uma barca para a ilha.

Nesse post vou detalhar os gastos da nossa viagem para que você tenha uma ideia de quanto gastaria um final de semana ou feriado na ilha. Para que a sua estimativa de gastos fique mais próxima possível, não se esqueça de considerar o seu perfil de viagem e suas preferências (de hospedagem, passeios, alimentação etc)

Além disso, é importante considerar que em temporadas e feriados, os preços podem ser bem diferentes. Por isso, acho legal fazer uma pesquisa dos preços para as datas exatas da sua viagem para acomodações, por exemplo.

Sobre nossa viagem: fomos de carro (dividimos este gasto por 3), ficamos hospedadas em um camping, comemos em restaurantes todos os dias e fizemos os passeios de lancha, escuna e flexboat (em vez de fazer as trilhas).

Sobre Ilha Grande

É a maior ilha do estado do Rio de Janeiro dividida em vários “vilarejos” e praias. O principal (com mais estrutura e mais pessoas) é a Vila de Abraão, mas há outros cantos da ilha bem interessantes como:

• Praia do Aventureiro (menos pessoas e lindo lugar para acampar)
  • Praia Lopes Mendes (conhecida pelo beleza e surf)
  • Palmas (também conta com vários campings)
  • Praia de Dois Rios (praia do antigo presídio da Ilha Grande)
  • Etc

Ilha Grande consegue agradar qualquer perfil de viajante. Quem gosta de role roots, surf, mergulho, snorkel, trilhas, passeio de barco ou só descansar nas praias 😉

Para conhecer a ilha, você terá que ir de trilha ou contratar um passeio nas agências de turismo. Tem milhares de agências espalhadas na Vila de Abraão e os passeios oferecidos são bem parecidos tanto em preço quanto em roteiro (mudam uma parada ou outra).

Para vocês terem uma ideia, os roteiros são mais ou menos assim:

• Volta a ilha: Praia do Cachadaço, Praia de Dois Rios, Praia Parnaioca, Praia do Aventureiro, Praia dos Meros, Lagoa Verde e Saco do Céu (R$150 – 180)
  • Meia volta: Lagoa Verde, Lagoa Azul, Praia do Amor, Saco do Céu, Praia da Feiticeira, Praia de Japariz (R$ 100 – R$ 140)
  • Super Sul: Praia Lopes Mendes, Praia do Cachadaço, Praia dos Dois Rios e Ilha Jorge Grego (R$ 130 – R$ 160)
  • Ilhas: Ilha de Cataguás, Ilhas Botinas, Praia da Piedade, Praia do Dentista, Lagoa Azul e Praia de Japariz (R$ 130)

Algumas agências também oferecem um mix de passeios. Nós, por exemplo, fizemos um passeio de lancha que foi um mix do passeio “ilhas” e o lado norte da ilha e visitamos a Lagoa Azul, Lagoa Verde, Ilha Botinas, Ilha de Cataguás, Praia Feiticeira, Praia do Dentista, Praia do Japariz.

Os valores acima são os que vimos na hora e os que pesquisei na internet com diferentes agências. Podem variar de acordo com a época que você visitar a Ilha. Se você está procurando algo mais barato, as agências também oferecem passeios de escunas para os mesmos roteiros.

View this post on Instagram

legenda desnecessária

A post shared by CAMILA FARIA (@milafaria) on

Ida a Angra dos Reis saindo de São Paulo

De carro

Saindo de São Paulo, tem muitos caminhos para chegar até Angra dos Reis.  Os mais comuns são:

• Via Dutra:
    • São Paulo -> São José dos Campos -> Rodovia dos Tamoios -> Caraguatatuba -> Rio – Santos (BR 101) -> Ubatuba -> Paraty -> Angra dos Reis
    • São Paulo -> Taubaté -> Rodovia Oswaldo Cruz -> Ubatuba -> Rio – Santos (BR 101) -> Paraty -> Angra dos Reis
    • São Paulo -> Barra Mansa -> RJ-155 -> Angra dos Reis
    • São Paulo -> Guaratinguetá -> Cunha -> Paraty -> Angra dos Reis

Nós fomos pela Dutra e dirigimos até Guaratinguetá para pegar a estrada de Cunha. Foram 4 pedágios, abastecemos 2 vezes e deixamos o carro em um estacionamento privado. Nossos gastos até lá foram:

• Pedágio: R$ 3,50 + 3,50 + 6,30 + 14,40 = R$ 27,70 x 2 = R$ 55,40
  • Gasolina: R$ 50 + 108 + 45 = R$ 203
  • Estacionamento: R$ 150 (normalmente é R$ 40 por dia)

Total: R$ 408,40 (divido em 3 pessoas: R$ 136,15)

De ônibus

Se for de ônibus, os seus gastos serão com a passagem até a rodoviária de Angra dos Reis (Avenida Almirante Jair Carneiro Toscano de Brito, 110) e depois de lá até o local de onde saem as embarcações para a ilha (Avenida Júlio Maria).

As embarcações saem do centro de Angra, mas de cais diferentes dependendo da sua escolha. As escunas e flex boats saem da Estação Santa Luzia, enquanto as barcas da CCR saem do Cais da Lapa. A rodoviária fica a aproximadamente 1 km e meio de lá e dá para ir a pé, de táxi ou de ônibus.

A passagem de São Paulo para Angra dos Reis é R$ 83,94 (convencional) ou R$ 101,95 (executivo) pela empresa Reunidas Paulista.

Ida/volta Ilha Grande saindo de Angra dos Reis

Para chegar em Abraão, tem várias opções de embarcações como escunas, flex boats, taxi boat e a barca. Nós fomos com a barca da CCR (R$ 16,60) e voltamos com o flex boat (R$ 50).

Para a barca da CCR, chegamos com uma antecedência de 30 minutos e compramos o bilhete na hora. A fila era bem grande, mas coube todo mundo (ainda bem haha). Por termos chegado cedo, não tinha tanta gente na nossa frente.

Para o flex boat, reservamos no dia da nossa volta com a agência de viagem Athos. Todos os horários disponíveis estavam lotados, então se você pretende visitar a ilha em feriados ou alta temporada,  aconselhamos que faça a reserva com antecedência.

A barca da CCR tem apenas um horário (parece que, às vezes, é disponibilizado mais um horário) e demora a aproximadamente 1 hora e meia. Os horários são os seguintes:

• Segunda a sexta – 15h30
  • Sábados, domingos e feriados – 13h30

Já o flex boat tem mais horários disponíveis e demora 30 minutos. Diferentes empresas oferecem o trajeto por flexboat por R$ 50 (inteira) com os seguintes horários:

• Acquaflex Água Viva Tour (não opera aos sábados)
    • Ida (Angra dos Reis -> Abraão): 7h, 13h, 15h
  • AngraFlex
    • Ida (Angra dos Reis -> Abraão): 8h, 11h, 16h
    • Volta (Abraão -> Angra dos Reis): 10h, 13h, 17h

Para os valores das outras opções de transporte até a ilha saindo de Angra dos Reis ou de outras localidades como Conceição de Jacareí, confira no site de cada empresa nos links disponibilizados acima.

A escuna, por exemplo, de Angra dos Reis até Abraão é R$ 25. O flexboat de Conceição de Jacareí até Abraão é R$ 35 e tem mais opções de horários disponíveis. Estes são os valores inteiros, mas crianças de 6 a 10 anos pagam metade e menores de 6 anos não precisam pagar.

Total: R$ 16,60 + 50 = R$ 56,60

Hospedagem em Ilha Grande

Na ilha tem várias pousadas, hostels e hotéis para todos os bolsos. Nós ficamos no Camping Cantinho da Ilha que fica na Rua Getúlio Vargas na Vila de Abraão. Neste camping também tem quartos, mas a gente queria acampar mesmo. Pagamos R$ 30 por dia e por pessoa.

O camping oferecia cozinha, geladeira, churrasqueira etc para quem quiser fazer as refeições lá mesmo e economizar com alimentação.

Como era a nossa primeira vez, preferimos ficar em Abraão para curtir um pouco à noite com a vila bem movimentada, fechar os passeios com as agências etc. Na próxima vez pretendemos acampar na Praia do Aventureiro.

Na praia do Aventureiro tem um camping na praia por R$ 25 (por noite e por pessoa) que parece maravilhoso! É o Camping do Luís. Na nossa visita, almoçamos no restaurante do camping e amamos a vibe de lá (as músicas, as pessoas etc). Uma paz sem fim! Amamos mesmo e queríamos ter ficado mais 😉

Total: R$ 130

Passeios em Ilha Grande

Um dos gastos mais altos que tivemos na viagem foram com os passeios. Apesar de adorarmos trilhas e Ilha Grande ser um lugar perfeito para isso, tínhamos pouco tempo e queríamos descansar bem e relaxar no feriadão haha.

Por isso, esquecemos das trilhas e fechamos cada passeio com um tipo de embarcação diferente. Caso você não queira ter este gasto, é só conhecer a ilha pelas trilhas. Pesquisei um pouco e vi que há quase 100 km de trilha na ilha (umas 16 oficiais), algumas pesadas e outras mais leves.

Fechamos também um passeio de flexboat para a Praia do Aventureiro e uma parada de 2 horas na Praia de Parnaioca. Era a única forma de chegar lá, já que o mar estava bem agitado e as agências não estavam oferecendo passeios de lancha.

Até a Praia Lopes Mendes, fomos no último dia de escuna e demorou 1 hora para chegar até lá. Foi um passeio bem tranquilo e uma ótima forma de se despedir de lha grande.

Para este passeio, você desce na Praia dos Mangues e em alguns minutos chega na Praia do Pouso – que também é um lugar lindo. Na Praia do Pouso tem o acesso a trilha para chegar a Praia Lopes Mendes (25 minutos de caminhada).

Ao fechar o passeio com a agência Athos, você ganha uma mini caipirinha no restaurante flutuante “Marola” que também oferece almoço e é um lugar muito agradável.

• Mix ilhas e lado norte da ilha de lancha: R$ 120 (Neimar Pesadão)
  • Praia do Aventureiro + Praia Parnaioca: R$ 130 (Agência Athos)
  • Praia Lopes Mendes: R$ 30 (Agência Athos)

Total: R$ 280

Alimentação em Ilha Grande

Quanto a restaurantes, também tem várias opções espalhadas pela ilha para todos os bolsos e gostos. A média de preços eram mais ou menos os seguintes:

Bebidas: R$ 5-6 (refrigerantes), R$ 2-4 (água), R$ 8 (cerveja long neck nos supermercados), R$ 10-15 (caipirinhas)

Restaurantes: R$ 35 (no que paramos no primeiro passeio de lancha na Praia Japariz) + R$ 33 (restaurante Meros -> comida mexicana, crepes e pizza) + R$ 20-28 (PF perto da estação de Abraão) + R$ 30 (PF peixe frito no Camping do Luis na praia do aventureiro)

Café da manhã: R$ 8 (na padaria)

Total: R$ 230 (aprox)

Baladas em Ilha Grande

Quando fomos estava rolando um festival de reggae em Palmas, mas não fomos até lá porque tinha que pegar barco à noite. Resolvemos curtir em Abraão mesmo que, por sinal, estava bem animado com o feriado.

Tinha música e bandinhas na praça principal da cidade perto do mar, vários barzinhos perto e também tinha uma festa no hostel Aquarius. A estrutura do hostel é bem legal e lotou todas as noites.

As festas do hostel aconteceram de quinta à domingo durante o feriado. Alguns dias eles cobram de R$ 10 a R$ 20 para entrar e outros não. Os preços das bebidas eram OK e não tivemos um gasto muito alto com festas lá.

Total: R$ 80

Quando custa viajar para Ilha Grande?

• Ida e Volta Angra de Reis de carro (saindo de São Paulo): R$ 136,15
  • Transporte ida e volta Angra dos Reis a Abraão: R$ 56,60
  • Hospedagem: R$ 130
  • Passeios: R$ 280
  • Alimentação: R$ 230
  • Baladas: R$ 80

Total de Gastos em Ilha Grande: R$ 912,75

Gasto diário em Ilha Grande: R$ 228,18

Gostou do post? Compartilha aí para que mais pessoas tenham acesso 🙂 . Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal.