Roteiro Uruguai: 15 dias de ônibus pela costa uruguaia

Está montando sua viagem pelo Uruguai e precisa de dicas? Esse post é sua salvação. Nele você vai encontrar:

• Roteiro Uruguai
  • Hostels em que fiquei hospedada
  • As empresas de ônibus que utilizei
  • Posts detalhados de cada cidade que passei
  • Sugestão de roteiro para 5 e 10 dias

Roteiro Uruguai

Esse foi o roteiro que segui durante 15 dias pelo Uruguai. Sai de São Paulo em um voo para Porto Alegre que paguei baratinho. De Porto Alegre, peguei um ônibus até Chui, cidade que faz divisa entre Brasil e Uruguai. Nos links dos posts detalhados de cada cidade, você encontra quanto gastei com ônibus e acomodação.

Aqui coloquei as cidades com informações rápidas, para você imprimir e levar na viagem 🙂

Vai viajar pela América do Sul? Leia também:

Chui brasileira para Chuy Uruguaia

A maior dica que posso dar sobre Chui é que não precisa contar 1 inteiro no roteiro. É uma cidade só para passar mesmo. Eu fiquei 3 horas lá para mudar de ônibus e dei uma volta ali no centrinho, mas não é muito turística. Todos os detalhes sobre como foi o trajeto pela fronteira, você encontra no post Como ir de ônibus para o Uruguai: do Chuí ao Chuy.

Punta del Diablo

Já vou avisando que Punta del Diablo é apaixonante. Eu fui para ficar 2 dias e acabei ficando 5. Era minha primeira cidade, estava chovendo nos primeiros dias, então não tive problema em passar uns dias a mais por lá. Se você não tem tanto tempo, diria que 3 dias e 2 noites são suficientes.

Sobre Punta del Diablo
  • Hostel: El Diablo Tranquilo
  • Empresa de ônibus: Rutas del Sol
  • Quantos dias no roteiro: Fiquei 5 dias e 4 noites, sendo que no último dia acordei e já segui para Cabo Polonio
  • Maior dica: não tem caixa eletrônico, então leve pesos uruguaios/dólares/reais para pagar. Alguns lugares aceitam cartão, mas cobram uma taxa a mais.

Confira no Punta del Diablo, Uruguai: dicas para planejar sua viagem todos os detalhes.

Cabo Polonio

Cabo Polonio é um verdadeiro paraíso perdido no Uruguai. Um povoado totalmente roots, sem energia elétrica, sem muito contato com o exterior. Tem uma vibe única e eu amei cada segundo lá. Se você gosta desse cenário, fique pelo menos 2 dias e 1 noite em Cabo Polonio.

Dá para fazer bate e volta também e compensa. Você conhece o lugar e não perde as mordomias que não quer abrir mão dependendo do seu estilo de viagem.

Sobre Cabo Polonio
  • Hostel: Viejo Lobo
  • Empresa de ônibus: Rutas del Sol
  • Quantos dias no roteiro: Fiquei 3 dias e 2 noites, sendo que no último dia acordei e já segui para Punta del Este
  • Maior dica: se em Punta del Diablo não tinha caixa eletrônico, aí muito menos. Além disso, a internet é bem limitada, mas tem sinal de celular. Eu estava com meu chip da Easysim4u e fiquei tranquila. O Hostel liga o wifi num horário especifico para dar sinal de vida para sua família e amigos, mas vai da necessidade cada um né.

Confira no Cabo Polonio, Uruguai: dicas e roteiro de 2 dias todos os detalhes.

La Paloma

Sobre La Paloma
  • Hostel: Hostel Arazá
  • Empresa de ônibus: Rutas del Sol
  • Quantos dias no roteiro: Fiquei 2 dias e 1 noite, sendo que no segundo dia segui para Punta del Este
  • Maior dica: La Paloma no inverno não é das mais agitadas. O maior turismo da cidade gira em torno da praia que tem mais a ver com verão. Eu fui no inverno e valeu conhecer, mas se você estiver com um roteiro apertado, talvez seja interessante voltar em outro momento.

Confira no La Paloma, Uruguai: como chegar, dicas de acomodação e o que fazer todos os detalhes.

Punta del Este

Sobre Punta del Este
  • Hostel: El Viajero
  • Empresa de ônibus: Rutas del Sol até San Carlos e depois um ônibus municipal até Punta del Este
  • Quantos dias no roteiro: Fiquei 3 dias e 2 noites, sendo que no último dia acordei e já segui para Montevidéu
  • Maior dica: Pensa num destino caro. É Punta del Este. A cidade é um destino de luxo conhecida pelas festas, cassinos e hotéis de luxo. Eu consegui fazer uma viagem mais econômica, mas tudo ao redor dessa cidade é mais caro que as demais cidades. Planejamento é tudo se você não quiser sair do orçamento.

Confira no Punta del Este: dicas de um destino caro para quem viaja barato todos os detalhes.

Montevidéu

Sobre Montevidéu
  • Hostel: El Viajero de Montevidéu
  • Empresa de ônibus: Copsa Este
  • Quantos dias no roteiro: Fiquei 3 dias e 2 noites, sendo que no último dia acordei e já segui para Colonia
  • Maior dica: Montevidéu é a cidade grande do Uruguai, mas com uma vibe de cidade tranquila. Não é tumultuada como nossa São Paulo, por exemplo. Eu gostei bastante da cidade e voltaria mais vezes. Tem bastante coisa para conhecer e no verão deve ser melhor ainda.

Confira no Montevidéu: roteiro de 2 dias saindo de Punta Del Este todos os detalhes.

Colônia del Sacramento

Sobre Colonia do Sacramento
  • HostelEl Viajero de Colônia do Sacramento
  • Empresa de ônibus: não anotei o nome da empresa, mas na rodoviária de Montevidéu é fácil achar um guichê de empresas com placas para Colônia do Sacramento
  • Quantos dias no roteiro: Fiquei 2 dias e 1 noite, sendo que no segundo dia acordei e já segui para Buenos Aires
  • Maior dica: a maior dica é vá para Colonia. Essa é uma cidade tão fofa e acolhedora que ela tem que estar no seu roteiro nem que seja para um bate e volta em qualquer estação do ano. Eu amei!

Confira no Colônia do Sacramento: dicas sobre a cidade mais fofa do Uruguai todos os detalhes.

Resumo do Roteiro Uruguai

• Dia 1: São Paulo / Porto Alegre
  • Dia 2: Chui / Punta del Diablo
  • Dia 3: Punta del Diablo
  • Dia 4: Punta del Diablo
  • Dia 5: Punta del Diablo
  • Dia 6: Punta del Diablo / Cabo Polonio
  • Dia 7: Cabo Polonio
  • Dia 8: Cabo Polonio / La Paloma
  • Dia 9: La Paloma / Punta del Este
  • Dia 10: Punta del Este
  • Dia 11: Punta del Este / Montevidéu
  • Dia 12: Montevidéu
  • Dia 13: Montevidéu / Colonia
  • Dia 14: Colonia
  • Dia 15: Buenos Aires e aqui comecei meu roteiro pela Argentina

Sugestão de Roteiro para 5 dias

3 dias em Punta del Diablo, 1 em Valiza seguindo para Cabo Polonio.

ou

2 dias em Punta del Este, 2 dias em Montevidéu e 1 dia em Colonia del Sacramento

Sugestão de Roteiro para 10 dias

Faria o roteiro que segui tirando 2 dias de Punta Del Diablo e pulando La Paloma.

Nesse roteiro, se tiver uma folga, vale fazer um bate volta para Buenos Aires.

Vídeo do Mochilão de 2 meses pela América do Sul

Para finalizar o post, deixo aqui um vídeo para te deixar mais animado ainda! Começa a planejar sua viagem agora nesse começo de ano e tire ela do papel. Eu planejei a minha com 1 mês de antecedência, comprei a passagem de ônibus e deu nisso:

Quanto gastei nessa brincadeira, eu detalhei nesse post aqui: Quanto custa um mochilão pela América do Sul: planilha de gastos.

Extra: seguro saúde

É sempre importante lembrar que para fazer qualquer viagem, nós sempre recomendamos a contratação de um seguro viagem. Nesse mochilão, pela primeira vez em muito tempo, eu tive que utilizar o seguro e foi uma salvação. Paguei uns 179 reais durante os 2 meses por 5 países e me poupei de um prejuízo que teria que pagar em dólares.

Nós usamos o site da Real Seguro Viagem. Esse site é ótimo porque compara os valores entre empresas de seguro e mostra também as diferenças entre os planos. Só precisa colocar o destino e o período da viagem, e eles já enviam o orçamento por e-mail ou às vezes já te ligam em seguida. A equipe deles é bem atenciosa. Pode tentar aí, o orçamento é gratuito:

Seguro viagem america do sul 336x280

Espero que as dicas ajudem. Deixe seu comentário! Nós amamos o Feedback e e respondemos todas as dúvidas.

Vamos lembrar que informação útil é informação compartilhada: compartilhe com seus amigos para que mais pessoas tenham acesso. As infos te ajudaram? Curtiu o Must Share Br? Segue a gente aí:

By |2018-01-05T22:20:39+00:004 janeiro, 2018|Tags: , , , , , |

About the Author:

Camila Faria, 26, mackenzista formada em Administração de Empresas com pós graduação em Controladoria de Empresas pela FIA. Fez o primeiro intercâmbio aos 17 anos e criou o site em 2013, durante o ano em que fez faculdade na Europa. Para se dedicar ao Must Share Br, saiu do trabalho na área de finanças em São Paulo e hoje mora nos Estados Unidos. Acompanhem pelo instagram: @milafaria

3 Comments

1. Marcele Mello 18 de agosto de 2018 at 11:51 PM - Reply

Voce podia fazer um roteiro igual a esse pra toda sua viagem do mochilao da América Latina. bjo, adoro tudo o que escreve!!!

2. Cristina 21 de outubro de 2018 at 8:24 PM - Reply

Olá Camila, adorei o seu roteiro!
    Pretendo fazer agora no início de dezembro é seguir suas dicas.

3. Matheus 5 de março de 2019 at 1:20 AM - Reply

Que roteiro legal! Dá muita vontade de fazer igual. Até pensava inicialmente em fazer o roteiro contrário (BA – Chuy), mas parece que sai mais caro em passagem área (partindo de SP para POA é muito mais barato!) e a sensação é a de que dá pra ir aproveitando mais do norte pro sul do Uruguai. Além disso, deixa a viagem de avião por último, quando já tiver cansado do fim do roteiro. Com relação à segurança, como você se sentiu?