O que fazer em uma conexão de 7 horas na Cidade do Panamá?

O aeroporto de Tocumen serve de conexão para milhares de voos para o México, Estados Unidos, Guatemala, Colômbia etc. Vai ter que ficar algumas horas lá e não sabe o que fazer em uma conexão de 7 horas na Cidade do Panamá?

Vamos contar como foi a nossa experiência conhecendo a cidade em poucas horas e espero que depois deste post vocês fiquem tão animados para conhecer o Panamá como eu fiquei.

Em fevereiro de 2018 fomos para San Andres na Colômbia com a Copa Airlines e fizemos conexão na Cidade do Panamá. Nós escolhemos a conexão mais longa disponível na data do voo de volta ao Brasil (7 horas), mas também vi que a companhia oferece conexões até mais longas sem alterar o preço da passagem.

Queríamos aproveitar para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, mas também queríamos ter certeza que voltaríamos a tempo para pegar nosso avião de volta ao Brasil. Uma conexão de 7 horas parece longa, mas não é!

Isso porque não ficamos as 7 horas conhecendo a cidade. Normalmente, perdemos algumas horas com os procedimentos de segurança, alfândega e imigração, além de claro a necessidade de chegar com algumas horas de antecedência para o embarque.

Pode sair do aeroporto em uma conexão?

Sim! Podemos sair sem problemas do aeroporto, mas antes temos que passar pela imigração e alfândega. No voo os comissários de bordo perguntam quem tem o Panamá como destino final para entregar um formulário que deve ser preenchido e entregue à alfândega do país.

Como foi a imigração na Cidade do Panamá?

Quando você chegar no aeroporto, basta seguir as placas de “Imigração” para encontrar os guichês. O agente vai fazer algumas perguntas e pedir os seus documentos (passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação com comprovação da vacina contra febre amarela).

Ele nos perguntou quanto tempo ficaríamos no país, quando era nosso voo de volta para o Brasil (pediu para ver a passagem) e por que queríamos sair do aeroporto. Depois das perguntas, ele tira uma foto, colhe as nossas digitais e carimba o passaporte.

Antes de nos liberar, o agente nos aconselhou a voltar no máximo às 19 horas (nosso voo era as 21:30) para não ter risco de perder o voo.

Depois de passar pela imigração, você vai para outra fila para passar pela alfândega. Eles vão pedir que você coloque os seus pertences na esteira do raio x e depois que entregue o formulário preenchido. Não sei se foi sorte ou não, mas esse processo todo demorou 40 minutos na ida e 5 minutos na volta. Foi tudo bem tranquilo!

Obs: brasileiros a turismo não precisam de visto para entrar no Panamá (permanência até 90 dias). O passaporte deve ter validade mínima de 3 meses.

Qual moeda é usada no Panamá?

A moeda oficial do país é o balboa (existe apenas moedas e não notas), mas o dólar americano é usado em todo o território. A paridade é 1:1, ou seja, 1 balboa é equivalente a 1 dólar. Nós levamos dólar e usamos no aeroporto, na compra dos bilhetes do Canal e para pagar o tour.

Como chegar do aeroporto ao centro da Cidade do Panamá

Para chegar ao centro saindo do aeroporto de Tocumen, você tem as seguintes opções:

  • ônibus
  • táxi
  • transfer

Depois de pesquisar bastante na internet, vimos que ir de ônibus não era tão simples assim. Além de estar pendente dos horários de transporte público que não conhecíamos e não sabíamos se funcionava bem, fiquei sabendo que tínhamos que ter um cartão para pegar o ônibus.

Os ônibus lá não aceitam dinheiro e você precisa comprar um cartão e colocar créditos. O problema é que esse cartão não é vendido no aeroporto, então vi alguns blogs dando essa dica para conseguir pegar o ônibus: pedir um favor para os moradores locais para que um deles passe o cartão para a você e aí você paga a sua passagem e a dele em dinheiro.

Outra opção é pegar um táxi saindo do aeroporto até o centro (aproximadamente USD 30) e depois de lá pegar Uber para os outros locais já que os táxis não têm taxímetro! Pelo menos com o Uber, você vai saber que está pagando o valor certo pela corrida. O ruim é que para pedir o Uber você precisará de internet também.

Ou seja, depender de transporte público, de moradores locais e de internet para conhecer a cidade em poucas horas. Não nos pareceu uma boa ideia! Achamos melhor escolher uma opção que apesar de ser mais cara, seria a mais segura.

No aeroporto do Panamá, a internet é grátis por apenas 30 minutos. Depois desse tempo, você pode comprar pacotes de internet por a partir de USD 3. Tem planos de 30 minutos (USD 3), 2 horas (USD 6), 4 horas (USD 10) e 24 horas (USD 15). Na ida a Colômbia, a internet funcionou normalmente. Na volta, ninguém conseguia conectar.

Tour privado para conhecer a Cidade do Panamá em poucas horas

Resolvemos fechar um tour privado que nos buscasse no aeroporto e nos levasse para os pontos principais da cidade. Optamos pela empresa Amber Moon e adoramos o serviço do começo ao fim!

Contatamos o senhor Francisco por whatsapp e desde o primeiro contato ele foi solícito, profissional e respondia rapidamente. Combinamos o preço (USD 120 para duas pessoas) e o dia/horário e ele apenas pediu os detalhes do nosso voo. O pagamento foi feito ao final do tour.

Quando chegamos, ele estava nos esperando no desembarque com uma placa com o nosso nome. Ele é panamenho, conhece bem a cidade, nos explicou todos os pontos principais e contou um pouco sobre a história do país.

O Franscisco fez toda a nossa programação para que tivéssemos tempo para conhecer tudo que queríamos. Ele nos acompanhou na compra dos bilhetes, nos deu folhetos informativos e ficou aguardando para que fizemos a visita completa (observar os barcos, museu e vídeo).

Além de ser uma pessoa agradável e simpática, ele ganhou vários pontos extras comigo com alguns detalhes! Ele levou capa de chuva para caso chovesse, tirava fotos e sempre perguntava se tínhamos dúvidas. Ele explicava tanta coisa legal que eu até via outros turistas perdidos escutando as explicações que ele fazia sobre o Canal e a cidade haha.

Em outros blogs eu vi que tinha um senhor que também oferecia o mesmo serviço, mas o post era antigo demais (2012) e tinha algumas reclamações sobre as condições do carro. Pelo que eu vi, há varias opções deste serviço na cidade.

Quanto ao carro do Francisco, podem ficar tranquilos! O carro era novo, espaçoso, limpo, tinha ar condicionado, “sem parar” para os pedágios. No carro caberia 4 pessoas tranquilamente. E um plus é que no carro dele tocava todos os reggaetons que eu amo hahaha.

Confira a playlist que fizemos com os nossos reggaetons favoritos clicando AQUI 🙂

Nosso roteiro na Cidade no Panamá

Visita ao Canal do Panamá

O Canal do Panamá foi a nossa primeira parada quando desembarcamos na Cidade do Panamá. Saindo do aeroporto, em meia hora já estávamos estacionando o carro do Centro de Visitantes de Miraflores.

O local conta com restaurante, um museu bem interativo sobre a história do Canal do Panamá e informações interessantes sobre o país, um pequeno auditório onde passam um vídeo curto sobre a construção do Canal e um terraço para observar as embarcações. Achei tudo bem interessante e valeu a visita!

  • Entrada: USD 15
  • Horário de funcionamento: 8:00 – 18:00 (vende bilhetes até as 17:15)
  • Mais informações no site oficial

Casco Viejo

O Casco Viejo é a parte antiga da cidade e eu achei muito linda e charmosa! Dá vontade de entrar em todos os restaurantes, bares e lojas da cidade! Eu queria muito ter ficado mais tempo lá. Visitamos igrejas, o presépio mais lindo que já vi na vida, as principais construções e casarões do Casco Viejo.

Cinta Costeira

Apenas passamos pela Cinta Costeira de carro, mas parecia um lugar em agradável para um fim de tarde. É um calçadão extenso perto do mar que tem ciclovia, vários parques e quadras de esportes.

Avenida Amador Causeway

É um dos lugares mais populares da cidade com vários restaurantes e bares que atrai tantos turistas quanto moradores locais. Você vê bastante gente correndo, andando de bicicleta ou apenas aproveitando o dia.

Se você tiver mais tempo na cidade, também pode visitar outros pontos turísticos como o Cerro Ancón (dizem que tem uma vista incrível da cidade e do canal), o mercado e também curtir umas baladinhas nas ruas Uruguay e Argentina.

View this post on Instagram

Cherish every sunset ❤️

A post shared by Bruna Faria (@brunapfaria) on

Outros tours oferecidos pela Amber Moon

A empresa também oferece tour para passar um dia em San Blas por USD 150. O valor já inclui o transporte para o porto, os impostos e almoço. Pelo que o Francisco comentou comigo, o tour sai às 5 da manhã da Cidade de Panamá e volta às 3 da tarde para a cidade. Para mais detalhes, é melhor entrar em contato diretamente com ele.

Além de oferecer tours para San Blas, eles também oferecem tours personalizados (não precisa ser necessariamente o que nós escolhemos) ou apenas o transfer do aeroporto até a sua hospedagem.

Para contratar os serviços da empresa, você pode contratar por e-mail ou Facebook se quiser. Aqui estão todos os contatos da Amber Moon:

Vale a pena fazer uma escala longa na Cidade do Panamá?

Eu achei que valeu a pena!! É claro que eu gostaria de ter ficado mais tempo no país (e pretendo, já estou ligada nas promoções haha), mas as poucas horas que fiquei foram suficientes para superarem as minhas expectativas e me deixarem com muita vontade de voltar!

Não é sempre que saio do aeroporto em conexões, mas acho que qualquer tempo que tenhamos para conhecer um país deve ser aproveitado. Nem que esse tempo seja apenas algumas horas 🙂 Se vocês tiverem a oportunidade de escolher um voo que tenha uma conexão de 7 horas ou mais na Cidade do Panamá, juro que vocês não vão se arrepender.

Nós conseguimos ver todos os pontos principais e voltarmos a tempo de pegar o voo. Nossa escala foi em um domingo, então em pouco tempo chegamos no aeroporto e não pegamos nada de trânsito. Eu li que é comum ter bastante trânsito nos horários de pico, então se você for em outro dia da semana provável que pegue mais trânsito.

Se você tem poucas horas (5 horas, por exemplo) e só quer aproveitar para fazer compras, pode aproveitar para conhecer o shopping Metromall que fica a 10 minutos do aeroporto. A melhor parte é que eles oferecem transfer grátis do aeroporto ao shopping a cada 30 minutos.


Gostou do post? Compartilha aí para que mais pessoas tenham acesso 🙂 . Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal.

No facebook

comentários

By |2019-01-10T19:23:21+00:0015 março, 2018|Tags: , , , |

About the Author:

Bruna Faria, 26, formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie. Fez o primeiro intercâmbio aos 17 anos no Texas e o segundo aos 19 no México. Enquanto fazia faculdade na Europa em 2013, teve a idea de criar o Must Share Br (lançado em 2015). Além de produzir conteúdo para o blog, trabalha em uma consultoria especializada em mercado financeiro e hoje mora na Cidade do México. Acompanhem pelo instagram: @brunapfaria

3 Comments

  1. Gabriela 16 de maio de 2018 at 6:00 PM - Reply

    Meninas, parabéns pelo blog e pelas matérias! Muito úteis e ajudam qualquer pessoa a montar sua viagem. Estarei viajando em Julho para San Andres, Cartagena e resolvemos fazer stop over no Panamá, por causa deste post, pois já tinha ido ano passado, mas só fiz um pernoite e não conheci nada da cidade, a não ser meu hotel. Rs. Mas vcs me convenceram a aproveitar mais um pouco!
    Obrigada pelas dicas!

  2. Marina 9 de agosto de 2018 at 2:29 PM - Reply

    Oii! Adorei as dicas! Podem dizer quanto custou esse tour de voces? Pois minha conexao e de 8h entao seria algo bem semelhante que eu faria!

    Obrigada.

    • Bruna 10 de agosto de 2018 at 12:44 AM - Reply

      O tour custou USD 120 para duas pessoas.

Leave A Comment

Contato

Entre em contato conosco pelo email: contato@mustsharebr.com