A Huasteca Potosina é uma das regiões mais bonitas do México e um dos destinos mais conhecidos para o ecoturismo. O lugar é um verdadeiro paraíso com suas cachoeiras, cenotes, rios e cavernas. Veja Quanto custa viajar a Huasteca Potosina: roteiro de 4 dias.

Onde fica a Huasteca Potosina?

A Huasteca Potosina fica no estado de San Luis Potosí e fica a mais de 450 km da Cidade do México (7 horas e meia de carro). As cidades mais famosas da região são Ciudad Valles, El Naranjo, Xilitla, Tamasopo, Taquín etc. 

Como chegar a Huasteca Potosina saindo da Cidade do México?

Como chegar a Huasteca Potosina de ônibus 

Uma das cidades mais comuns para ser a cidade “base” numa viagem a Huasteca Potosina se chama Ciudad Valles porque fica mais ou menos no meio do caminho para as principais atrações turísticas e também é da onde sai a maioria dos tours.

A viagem até Ciudad Valles saindo da Cidade do México é longa, por isso é recomendado pegar os ônibus saindo às 21h15 para passar a noite toda viajando e chegar cedinho na Ciudad Valles (6 da manhã).

As opções mais confortáveis de ônibus são os das empresas ETN (Turistar Ejecutivo) e Omnibus de México (servicio Plus) que saem da rodoviária Terminal Central del Norte. O preço varia dependendo do horário, do dia da semana e da empresa.

  • Média de preço: de MXN 589 a MXN 1048 (depende da empresa)
  • Tempo estimado de viagem: 7-9 horas (depende se tem paradas ou se é direto)
  • Site oficial: ETN e Omnibus
  • DICA MUST SHARE: a empresa mais barata é a Onmibus! -> comprando pela internet é mais barato, mas pelo que vimos só aceita cartões mexicanos.

Também tem tours de várias empresas que saem da Cidade do México em várias datas durante o ano. Pode ser a opção mais conveniente para você 😉

Nós escolhemos pegar um tour saindo da Ciudad Valles e foi a melhor opção que fizemos! Contratamos a empresa pela internet e gostamos muito do atendimento por WhatsApp e o tour como um todo também foi ótimo.

Se você quis fazer a viagem por conta própria, pode considerar ficar em Tamasopo ou Aquismón que tem hotéis mais baratos e tem atrações turísticas do ladinho!

Como chegar a Huasteca Potosina de avião

Até um tempo atrás os aeroportos mais próximos da região da Huasteca Potosina eram os das cidades de Tampico (estado de Taumalipas) ou a capital San Luis Potosi. Mesmo assim, era necessário uma viagem de 3-4 horas até a Huasteca.

Agora em 2019 a empresa Aeromar anunciou que vai começar a operar o trecho Cidade do México – Tamuín. De lá a viagem vai ser de apenas 1 hora e meia até a Huasteca.

Ir por conta própria ou fechar tour?

Eu sempre fico nesse dilema de fechar tour ou não, porque os tours tem aquelas desvantagens que a gente já conhece: grupos grandes, não pode escolher onde vai comer e tem que respeitar os horários programados.

Aqui no México muitas vezes fechar o tour é vantajoso principalmente pela questão preço. Às vezes o preço é igual ou é até mais barato ir de tour.

Outra coisa é que aqui normalmente as distâncias são relativamente largas e dirigir depois de ter ficado o dia todo caminhando ou nadando é complicado! Bem cansativo.

No caso da Huasteca, eu considerei ir por conta própria e alugar um carro para conhecer mais lugares, mas não queríamos correr o risco de algum acidente já que as estradas para algumas cachoeiras não são das melhores. Também pensamos no cansaço.

No nosso caso, fechar um tour foi a melhor decisão por alguns motivos:

  • na Huasteca é muito importante ter um guia preparado para qualquer imprevisto dentro da água. Eles são treinados, tem kit primeiros socorros no colete salva vidas e informam onde é perigoso, onde tem correnteza forte e é melhor não entrar etc. Me senti bem mais segura com um guia todo o tempo preocupado com a minha segurança.
  • todos os lugares que eu fui vi uma placa que era obrigatório o uso de jaleco salva vidas. O nosso tour já incluía um jaleco de qualidade que usamos durante toda a viagem. Alguns lugares alugam o jaleco por MXN 20 por 2 horas ou por dia (depende)
  • algumas estradas eram de terra com buracos. Ficaríamos preocupados dirigir com um carro alugado nessas condições (traumas passados haha).
  • Nosso tour era quase privado! Fomos de carro com mais 2 pessoas.
  • O tour também incluía guias especializados em quase todas as atrações.

Onde hospedar-se em Huasteca Potosina

Nós nos hospedamos em duas cidades diferentes: Aquismón no hotel San Joaquín e Hotel Cosmos em Tamasopo. Eu adorei os dois hotéis e não tenho nada que reclamar.

O nosso tour incluía todas as refeições, então pela noite comemos no hotel.

Roteiro de 4 dias na Huasteca Potosina

O nosso roteiro pela Huasteca foi bem completo e eu consegui fazer quase tudo que tinha planejado conhecer! Nós entramos em contato com uma empresa de tours que fica na Cidade do México.

DIA 1: Xilitla e Sótano de las Huahuas
  • Jardim surrealista de Edward James: um milionário britânico construiu o seu próprio jardim surrealista no meio da selva do estado de San Luis Potosi. O jardim é impressionante e bonito. Achei que valeu a pena visita guiada. A entrada custa MXN 100 e fica aberto das 9 as 18h (último acesso às 17h30).
  • Cascada los Comales: antes fazia parte do Jardim Surrealista, mas agora são lugares diferentes! É uma cachoeira bonita, mas pequena comparada as outras da Huasteca. A entrada custa MXN 50.
  • Pueblo mágico de Xilitla: não visitamos bem o Pueblo porque o casal que estava no nosso tour chegou atrasado.
  • Museu de Leonora Carrington: Leonora foi uma artista surrealista britânica (era muito amiga de Edward James) e visitou a Huasteca 2 vezes. Os filhos se encarregaram de fazer um museu com as suas obras na cidade de Xilitla a pedido da mãe. Tem outros museus no México e as suas obras são muito interessantes. Eu amei o museu! Muito bem cuidado. Leonora morou na Cidade do México até o dia do seu falecimento.
  • Sótano de las Huahuas: é uma caverna a céu aberto gigante onde é possível observar as aves entrando no fim do dia. Nós fomos às 5 da manhã. Fomos com um guia local. Levem água porque o caminho é um pouco pesado.
DIA 2: Sótano de las Golondrinas, Cascada Tamul e Cenote Cueva del Agua
  • Sótano de las Golondrinas: levantamos as 5 da manhã para ver as andorinhas saindo de uma caverna a céu aberto gigante. Pela manhã você pode observá-las saindo e pela tarde (às 5 da tarde) você pode observá-las voltando para a caverna.
  • Cascada Tamul e cenote Cueva del Agua: remamos pelo Rio Tampaon até chegar em uma das cachoeiras mais lindas e famosas da Huasteca Potosina. No mesmo lugar, visitamos o cenote Cueva del Agua que fica dentro de uma caverna.

Info para quem for fazer por conta própria: Cascada de Tamul fica na cidade de Asquimón a 47 km de Ciudad Valles. Custa MXN 20 para entrar na região onde fica os embarcadeiros (tem vários) e para fazer o passeio de barco custa mais MXN 120.

DIA 3: Cascada de Micos e Cenote Puente de Dios
  • Rio Micos: é um rio que tem várias cachoeiras de diferentes alturas. Algumas estavam secas como é o caso de uma das mais famosas “El Toro”. Nós fizemos uma atividade extra por MXN 200 que se chama “salto de cascadas”. Adoramos a experiência! Rio Micos fica a 24 km de Ciudad Valles e está aberto das 8 da manhã as 17h. A entrada custa MXN 30 por pessoa. Outra atividade extra que pode ser feita são as tirolesas e o sky bike por MXN 900 na Adventureland Huasteca (você vê o Rio Micos de cima).
  • Selva Tenek: é um local dedicado a preservação de felinos que não podem ser reintegrados a natureza. Nós almoçamos no lugar e vimos alguns dos animais que ficam lá.
  • Cascada de Tamasopo e Puente de Dios: as duas atrações ficam no mesmo lugar na cidade de Tamasopo a 53 km de Ciudad Valles. Tem que descer mais de 300 degraus para chegar lá!

Info para quem for por conta própria: Cascada de Tamasopo e Puente de Dios – entrada custa MXN 50 e fica aberto das 7 da manhã até as 19h (última entrada às 18h30). Eles tem estacionamento por MXN 25 e aluguel de colete salva vidas por MXN 25.

DIA 4: Cascada de Minas Viejas, Cascada el Salto, Mirador el Salto del Meco e Rio El Meco 

De longe o meu dia favorito!!! Não deixe de incluir o município de El Naranjo no seu roteiro (fica a mais ou menos 70 km de Ciudad Valles)!!

  • Cascada de Minas Viejas: essa cachoeira fica a 15 km do centro de El Naranjo e a 70 km da Ciudad Valles. É linda!! A água é bem fria e alguns lugares perigosos! Na época de chuva às vezes não pode nadar. É melhor ir com um guia.
  • Cascada El Salto: uma das cascadas mais lindas! Não precisa pagar nada para entrar e não tem estrutura como as outras.
  • Mirador el Salto del Meco: nesse mirador você pode ver a cachoeira que se chama El Salto del Meco. Paramos lá por uns 20 minutos e depois descemos até o embarcadeiro para pegar o barco e ficar pertinho da cachoeira.
  • Rio El Meco: nós pegamos um barco para chega na cachoeira El Salto Del Meco. Pulamos do barquinho para nadar até as pedras e aproveitar o lago. Almoçamos em um dos restaurantes que fica na margem do rio.

Info para quem vai por conta própria: Cascada de Minas Viejas – entrada custa MXN 30 e o aluguel de colete salva vidas MXN 20. Fica aberto das 8 às 20h. É possível acampar lá por MXN 50.

Outras atrações turísticas na Huasteca Potosina

Se você for de carro, também pode aproveitar para conhecer outras atrações como a Laguna de la Media Luna e as Cevas de Mantetzulel. A Laguna de La Media Luna fica a 136 km de Ciudad Valles e a entrada custa apenas MXN 40 (por pessoa).

Está aberto das 7 da manhã às 19h. É lindo demais, mas normalmente não está incluída nos tours por ficar um pouco fora de mão dos tours tradicionais.

As cuevas de Mantetzulel ficam a 8 km de Aquismón e a 59 km da Ciudad Valles. É uma área natural protegida considerada monumento nacional. São 4 cavernas no meio da selva e por isso é necessário entrar com um guia.

O local fica aberto das 9 até as 18h e a entrada custa MXN 70. Também tem um valor de MXN 50 por cueva para o grupo, além da gorjeta do guia. Normalmente também não está incluída nos tours tradicionais.

Nós não fomos, mas quando estávamos pesquisando para ver se valia a pena ir de carro encontramos esses lugares que pareciam muito interessantes!  Os valores peguei de outros sites, então talvez não estejam atualizados.

Melhor época para visitar a Huasteca Potosina

Em todos os sites você vai ver que a melhor época para visitar é de outubro a março. Eu fui em setembro porque era o único mês que eu tinha disponível para essa viagem.

Supostamente setembro é temporada de chuvas, sendo a melhor época para praticar os esportes de aventura como rafting já que os níveis de água aumentam. Por outro lado, as águas já não são tao cristalinas e mudam de cor.

Normalmente as águas são azul turquesa, mas em épocas de chuvas ficam marrom ou verde. O rio Tampaon da Cascada de Azul estava bem verde, mas o Rio El Meco estava super azul.

Além disso, neste ano não choveu muito na região e por isso os níveis de água estavam baixos, mesmo sendo Setembro.

Dicas gerais sobre a Huasteca Potosina

  • Vi em outros blogs que as estradas tem várias curvas e era comum passar mal. Eu não achei nada demais as curvas e não me senti mal (isso que sou a pessoa que fica mais enjoada em carros/ônibus/barcos etc).
  • Não tem sinal de celular na maioria das atrações turísticas. Na cidade El Naranjo quase não consegue sinal também.
  • Nem todas as cidades tem caixas eletrônicos. Ciudad Valles é a única que passamos que tinha Santander. Aquismón tinha apenas Banorte.
  • Leve dinheiro! Alguns lugares não aceitam cartão.
  • Leve sapato de água, protetor solar e repelente.

Quanto custa viajar a Huasteca Potosina?

  • Ônibus ida: MXN 834
  • Tour: MXN 5810 (incluindo o transporte nos 4 dias, todas as entradas, guias e refeições – café, almoço e jantar) -> nosso tour foi de carro com mais 2 pessoas.
  • Atividade extra Salto de Cascada: MXN 200
  • Ônibus volta: MXN 589

Gasto total: MXN 7433 (R$ 1.486,60 considerando uma taxa de câmbio de USD/MXN = 5)

Gasto por dia (dividido por 4 dias): R$ 371,65

Também pagamos algumas gorjetas para guias, mas não consideramos este valor no total acima.


Gostou do post? Compartilha aí para que mais pessoas tenham acesso 🙂 . Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal

No facebook

comentários