Vai fazer uma conexão longa na Cidade do México e está se perguntando o que é possível fazer em apenas 10-12 horas? Nesse post coloco roteiros e recomendações para 1 dia na Cidade do México: o que fazer em uma conexão longa na cidade.

Se você tem poucas horas na Cidade do México, recomendo visitar o centro histórico da cidade porque é lá onde estão concentradas as atrações turísticas mais famosas. Se tiver mais tempo, recomendo visitar o Ángel e o Bosque de Chapultepec também.

Outra opção para quem tem pouco tempo é visitar a famosa zona arqueológica de Teotihuacán (e talvez até a Basílica de Guadalupe) que fica a menos de 50 km da Cidade do México.

Opção 1: centro histórico 

Como comentei, as principais atrações turísticas estão localizadas no centro histórico da cidade. São elas: Zócalo (Plaza de la Constitución) + Torre Latino Americana + Palácio Bellas Artes + Monumento de La Revolución.

O Monumento de la Revolución pode ser a sua primeira ou última parada. Todos as outras atrações estão coladinhas uma na outra e essa é a mais “distante” (13 minutos de carro do Palacio de Bellas Artes). 

Dependendo de quantas horas você tem na cidade, você também pode tentar visitar o Bosque de Chapultepec e o Monumento Ángel de la Independencia. Do Zócalo ao bosque de Chapultepec são 26 a 40 minutos de carro dependendo do trânsito e 35 minutos de metrô.

As duas atrações estão na mesma linha de metrô (1 – rosa) e a 7 paradas de distância. Saindo do Zócalo, você tem que caminhar 10 minutos até a estação de metrô Pino Suárez e ir em direção a Observatorio para descer na estação Chapultepec.

O Bosque de Chapultepec está a 20 minutos caminhando do Monumento Ángel de la Independencia, mas você pode pegar Uber para não perder tempo. Mas só lembrando que aqui na Cidade do México tem muito trânsito e às vezes vale mais a pena ir caminhando.

Só para vocês saberem, o aeroporto está mais perto do centro histórico que do Bosque de Chapultepec.

Como chegar do aeroporto ao Zócalo de metrô?

Saindo do aeroporto, você tem que caminhar mais ou menos 15 minutos até a estação de metrô mais próxima: Terminal Aérea. Depois tem que pegar a linha 5 amarela sentido Pantitlán e descer em Pantitlán (2 paradas – 5 minutos).

Vai ter que fazer baldeação para a linha 1 rosa sentido Observatorio e descer na estação Pino Suárez (9 paradas – 15 minutos). De lá é só caminhar 10 minutos (750 metros) até o Zócalo.

A viagem dura no total mais ou menos 1 hora considerando os tempos de espera e as caminhadas.

Horário e preço do ônibus:

  • Funciona todos os dias do ano até meia noite. Nos dias da semana o metrô abre as 5 da manhã, nos sábados às 6 da manhã e nos domingos às 7 da manhã.
  • O bilhete custa MXN 5.
  • Mais informações: AQUI.
Como chegar do aeroporto ao Zócalo de ônibus?

Do aeroporto sai a linha 4 do metrobús chamada Buenavista a cada 15 minutos. O ônibus sai da porta 7 do Terminal 1 e da porta 2 da Terminal 2.

O trajeto é de mais ou menos 50 minutos e depois tem que caminhar 10 minutos até o Zócalo. A parada mais próxima é a Rep. de Argentina.

Horário e preço do ônibus:

  • Funciona todos os dias do ano das 4 e meia da manhã até a meia noite de segunda a sábado. Domingos e feriados é das 5 da manhã até meia noite.
  • MXN 30 (único detalhe é que é necessário ter o cartão do Metrobús que pode ser comprado dentro do aeroporto nas máquinas de venda e recarga).
  • Mais informações AQUI.
Recomendação de como organizar o seu tempo e roteiro

Por questão de tempo e distância entre as atrações, eu faria o seguinte:

  1. Chegar no aeroporto e pegar metrô ou Uber (30-50 minutos dependendo do trânsito) direto para a Plaza de la Constitución. É a praça que tem a bandeira mexicana gigante! É também onde fica a Catedral, o Templo Mayor (sítio arqueológico e Museu). 
  2. Caminhar até a Torre Latino Americana (5 minutos) – tem um mirante no 44 andar, mas eu particularmente gostei mais do bar-restaurante que está no andar 41 ou no café que está no 9 andar (vista para o Palacio Bellas Artes).
  3. Caminhar até o Palacio Bellas Artes (3 minutos).
  4. Pegar Uber até o Monumento de la Revolución (13 minutos) -> também é possível caminhar 20 minutos até lá ou pegar o metrô linha 2 azul (sai da estação Bellas Artes e vai sentido Cuatro Caminos para descer na estação Revolución que está a 5 min de lá).
  5. Voltar ao aeroporto de Uber (30-50 minutos dependendo do trânsito) -> ou tem a opção de ir de metrobus linha 4 Aeropuerto T1 – T2 (a parada mais próxima é Puente de Alvarado) e demora quase 45 minutos a 1 hora.
Tem mais tempo? Inclua o Ángel e o Bosque de Chapultepec no roteiro!
  1. Se você tem mais horas disponíveis, poderia pegar Uber/metrô até o Monumento Ángel de la Independência
  2. Caminhar 20 minutos até o Bosque de Chapultepec (ou pegar Uber) -> conhecer a Puerta de los Leones, o Altar a la Patria, os lagos e o Castillo.
  3. Voltar ao aeroporto.

O bosque é gigante e é necessário de 4 a 6 horas para fazer tudo que mencionei! Se não tem muito tempo, recomendo que não faça o Castillo.

Se você quiser saber mais detalhes sobre cada atração turística, horários e preços veja o nosso post bem completo de um roteiro de 7 dias pela Cidade do México: O que visitar na Cidade do México: roteiro de 7 dias

Opção 2: zona arqueológica de Teotihuacán

Saindo do aeroporto, você tem que caminhar mais ou menos 15 minutos até a estação de metrô. Depois tem que ir a estação Autobuses del Norte (sentido Politécnico). São 8 paradas e demora de 15-20 minutos.

Eu recomendo que só considere ir às pirâmides em uma conexão bem longa. O transporte público pode estar lotado e pode ter imprevistos com o serviço de metrô (fiz conexões longa em duas cidades dos EUA na mesma viagem e o o metrô quebrou nas duas cidades).

Todas as informações e dicas sobre o passeio de Teotihuacán estão no nosso post Como visitar as Pirâmides de Teotihuacán de transporte público.

Recomendações para conhecer a Cidade do México em uma conexão longa 

  • Recomendo estar atento o tempo todo no horário e no trânsito! Aqui tem trânsito tem todos os horários (menos de madrugada), principalmente em datas de pagamento que aqui eles chamam de “quinzena” – dias 15 e 30 – e feriados.
  • Piores dias de trânsito: segunda e sexta-feira. Também são os dias que o aeroporto está mais lotado e você provavelmente vai enfrentar horas de filas de imigração e também para pegar a mala.
  • Se você tem 12 horas de conexão, tenha em mente que precisa considerar no mínimo 1 hora e meia para ir e depois outra 1 hora e meia para voltar ao aeroporto. Isso sem contar com as 3 horas de antecedência recomendada para voos internacionais.
  • Também considere o tempo necessário para fazer os procedimentos de segurança. Vá com bastante antecedência para o aeroporto. Não se arrisque!
  • É mais barato pegar Uber que táxi no aeroporto. Só pegue táxi nos guichês autorizados. Não é recomendado pegar táxi nas ruas por questões de segurança. Isso é o que escuto de todos os mexicanos que conheço.
  • Imprevistos acontecem! Talvez você demore mais em uma atração turística e não consiga seguir o roteiro que coloquei.
  • Use o google maps o tempo todo para ver se você realmente tem tempo. Cada dia da semana e horário tem mais trânsito na cidade ou fila nas atrações turísticas, por isso é melhor ter internet no seu celular para não perder tempo. Nós recomendamos o chip da easysim4u.

Gostou do post? Compartilha aí para que mais pessoas tenham acesso 🙂 . Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal

No facebook

comentários