Até um tempo atrás eu nunca tinha conseguido comprar uma passagem aérea usando milhas! Achava que era muito difícil e não entendia como tinha gente que conseguia. Nesse post falo as minhas dicas para acumular milhas e viajar mais.

Inscreva-se em programas de fidelidade

Praticamente todas as empresas aéreas grandes têm um programa de fidelidade e fazem parte de uma aliança, como é o caso da Latam que faz parte da aliança Oneworld.

Eu estou inscrita em vários programas de fidelidade: Sky Lines da Delta, Connect Miles da Copa, MileagePlus da United, Iberia Plus e Latam Pass. Ultimamente o que eu mais tenho usado é o Latam Pass porque vejo mais benefícios.

Apesar de ter várias, eu sempre tento acumular no mesmo programa fidelidade para ter mais possibilidade de trocar as milhas por uma passagem aérea. Se eu comprar sempre com a mesma empresa, consigo juntar os pontos mais rápido.

Agora se juntar um pouquinho em cada programa de fidelidade que eu tenho, vou demorar muito mais para conseguir uma passagem aérea.

Tente comprar passagens aéreas com empresas parceiras

Como comentei, as empresas aéreas fazem parte de alianças e isso também ajuda na hora de acumular pontos! Normalmente se você comprar passagem aérea de uma empresa parceira, pode acumular pontos no programa de fidelidade que desejar.

Se você viajar com a Aeromexico, por exemplo, pode acumular pontos com o programa fidelidade SkyLines da Delta já que Delta e Aeromexico são empresas parceiras.

Eu sempre busco a passagem aérea mais barata possível, mas se vejo uma passagem aérea que custa um pouquinho (só um pouquinho) mais cara pela empresa parceira, eu prefiro pagar mais caro para ter a possibilidade de acumular pontos.

Eu aconselho que você fique sempre de olho para ver sobre as regras do seu programa de fidelidade, quais são as empresas áereas parceiras que fazem parte de cada aliança (isso está em constante mudança) e as suas parcerias.

E também aconselho para ficar atento porque algumas parcerias novas não acumulam pontos, como é o caso da Interjet e Latam. Não sei se ainda vão mudar, mas por enquanto não está acumulando pontos se você comprar um voo da Interjet.

Outro ponto é que algumas companhias aéreas não fazem parte de alianças, apenas têm empresas parceiras. Sempre fiquem ligados nesses detalhes 🙂

*Alianças bem conhecidas são: Oneworld, Star Alliance e Skyteam

Tenha um cartão de crédito que dê milhas

Se você é aquela pessoa que gasta muito em cartão de crédito, mas o seu cartão de crédito não te dá nada de pontos ou milhas… tem alguma coisa errada!

Cada banco e cada cartão de crédito tem diferentes regras e benefícios. Normalmente (infelizmente) os cartões que mais dão pontos/milhas são aqueles que cobram anuidade. E alguns só estão disponíveis para pessoas com renda mais alta.

Maaas mesmo assim, dá para achar cartões melhores do que você tem agora com certeza! Eu fiquei 3 anos com o cartão que tinha zero de anuidade, mas também zero de pontos. Não tinha programa de milhagem nem pontos!

Aconselho que você procure no site do seu banco ou fale com a sua gerente para ver os cartões disponíveis. Escolha o que tenha a ver com o seu perfil de gastos/renda e que pelo menos tenha um programa de milhagem decente.

Dicas para escolher o melhor cartão de crédito para você

No site de cada banco, você consegue ver todos os detalhes de cada cartão de crédito (anuidade, equivalência de pontos e várias outras informações relevantes). Não vou indicar cartões e bancos aqui porque acho que isso é algo muito pessoal!

O que é bom para mim, pode não ser bom para você. As dicas que acho válidas são:

  1. Compare as taxas de anuidade entre o cartão que você tem e os cartões disponíveis no mercado atualmente. Pode ser que você consiga um cartão que pontue melhor pelo mesmo valor de anuidade* que já paga.
  2. Entenda como é feita a conversão de pontos para milhas (normalmente a cada dólar gasto, você acumula x pontos). Essa informação você consegue achar facilmente no site do seu banco também.
  3. Veja se o cartão de crédito permite transferir os pontos para o programa de milhagem da companhia aérea que você já tem e a quantidade mínima para a transferência.
  4. Veja o prazo de validade dos pontos para evitar perde-los. Consulte o seu saldo com frequência!

*muita gente fala que é possível negociar a anuidade ou até mesmo não pagar anuidade, mas confesso que nunca consegui. Me ensinem kkkk).

Prefira usar o cartão de crédito em vez de débito

É muito importante lembrar que o cartão de débito NÃO acumula milhas, apenas o cartão de crédito. Uma dica é começar a passar qualquer compra que seja (por menor que seja o valor) no cartão de crédito se a sua intenção é acumular pontos.

Claro que aconselho isso apenas para pessoas organizadas e conscientes com o uso do cartão. No cartão de crédito você vai ter que pagar uma fatura com os gastos do mês anterior e se deixar de pagar a sua fatura vai ter multas ABSURDAS do seu banco!

Não quero ninguém endividado tá? Só gastem o dinheiro que vocês sabem que vão receber por favor.

Conheça as promoções de transferências de pontos

Todo ano os programas de fidelidade das principais empresas aéreas fazem promoções para a transferência dos pontos do cartão de crédito. É bom saber que existe e a época que fazem a promoção para quando você precisar transferir as suas.

Cada empresa tem as suas próprias regras. Em Novembro de 2019, por exemplo, a Latam Pass anunciou um bônus de 30% a 80% (a porcentagem dependia da sua categoria no programa de fidelidade).

A promoção era válida só para alguns bancos (não incluía os principais) e a transferência deveria ser feita em datas específicas. Além disso, eles pediam um cadastro anterior a transferência.

A Smiles também fez uma promoção em Novembro de 2019 e incluía os principais bancos, mas também tinha várias regrinhas (por exemplo, as milhas bônus tinham validade de 6 meses). Por isso é sempre bom ler o regulamento das promoções!

Eu ainda não participei de nenhuma promoção, mas estou atenta para ver se consigo aproveitar alguma. Se eu conseguir, atualizo o post para vocês.

E você?? Qual programa de fidelidade você usa? Qual cartão de crédito? Conseguiu negociar a anuidade? Já conseguiu trocar milhas por passagens aéreas? A sua experiência pode ajudar outras pessoas a viajarem mais e mais barato. Comentem aí!


Gostou do post? Compartilha aí para que mais pessoas tenham acesso 🙂 . Se não quiser perder nossas atualizações, curta a página do facebook, instagram, se inscreve no canal

No facebook

comentários